sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Um pouco de antes e um pouco de depois

Decidi partilhar aqui um pouco da magia que acontece depois de eu disparar o obturador. Quando fotografo em formato digital, uso o formato cru (RAW) para guardar as fotografias no cartão de memória. Isto significa que a luz que chega aos transístores do sensor é convertida de um sinal analógico para um sinal digital e guardada sem qualquer alteração posterior no cartão de memória. Um outro formato como o JPEG, por sua vez, obriga a um processamento da imagem, por parte da câmara, e perda de informação, uma vez que ocupa significativamente menos espaço. Isto força-me a editar cada fotografia individualmente, mas permite-me ter bastante controlo sobre o resultado final. A primeira imagem é da sessão com a I. que podem ver aqui.


Escrevi um pequeno código em JavaScript (razão pela qual devem activar no browser, se não conseguirem ver as imagens) para permitir que vejam as alterações em tempo real, através de uma cortina que podem manipular à vontade, e assim observar cada detalhe com atenção. Como podem ver na imagem acima, existe principalmente falta de cor e contraste devido ao ambiente de neblina. No entanto, isso permitiu uma boa distribuição da luz. Abaixo está uma das fotografias da sessão com a A. I. disponível aqui.


Neste caso, houve essencialmente um trabalho de correcção de cor e em torno da distribuição de luz que precisava ser mais homogénea, realçando os detalhes das sombras e resgatando algumas das zonas mais claras. Em seguida, apresento uma das capturas com a J. que podem ver na íntegra aqui.


Novamente, este foi um trabalho essencialmente de correcção de cor e realce. Está claro que a correcção de cor é sempre a gosto, mas as que vos mostro são a minha preferência pessoal. Por norma, tenho uma tendência para procurar os tons mais quentes. Por último, apresento o trabalho com a A. que teve uma componente analógica aqui e outra digital aqui.


Este exemplo, além da óbvia correcção de cor, sofreu de um salientar dos tons vermelhos e correcções faciais locais. Estas foram principalmente direccionadas a distribuir a luz de maneira mais uniforme e corrigir alguns aspectos como as olheiras. Os detalhes das sombras foram recuperados e o fundo escurecido, para salientar a modelo. Espero que tenham gostado e, no futuro, posso trazer mais actualizações deste género.